Ir direto para menu de acessibilidade.

O Polo de Inovação Matão Unidade Embrapii assina mais um contrato

O Polo de Inovação de Matão assinou, dia 20 de março de 2024, mais um contrato, dessa vez com a empresa Cotai Alimentos.

• Acessos: 1110

O contrato do Polo de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) — Câmpus Matão foi assinado dia 20 de março 2024, com a empresa Cotai Alimentos e deverá desenvolver o projeto de pesquisa: “Agregação de valor na cadeia de mandioca oriunda de sistema agroflorestal”.

Conforme afirma o diretor do Polo de Inovação, Sergio Vicente de Azevedo, a unidade de Matão com um pouco mais que três anos de existência, já ultrapassou R$ 5 milhões em projetos contratados. Ao todo temos 14 projetos contratados, 3 somente em 2024. Aproveitamos para agradecer as empresas pela confiança, o empenho dos pesquisadores do IFSP, em especial aos do campus Matão, além de toda a equipe do Polo.

O Polo
Credenciado em 2019, o Polo de Inovação Embrapii trabalha com Pesquisa e Inovação para atender à demanda da indústria. A unidade de Matão está credenciada para atender a projetos na área de competência de Tecnologia e Engenharia de Alimentos. O Polo de Inovação é uma entidade vinculada à Reitoria do IFSP e está sediada no Câmpus Matão.

Os projetos desenvolvidos têm em média quatro estudantes bolsistas; eles participam de uma trilha formativa coordenada pela equipe do Polo de Inovação em colaboração com professores de diferentes câmpus.

Qualquer servidor do IFSP que seja pesquisador pode ser credenciado como pesquisador do polo; para tanto é necessário se credenciar no Banco de Talentos. Os valores das bolsas para os pesquisadores podem ser verificados no link valores das bolsas.

O Banco de Talentos também recebe inscrições de estudantes de pós-graduação e pesquisadores externos ao IFSP. “Conforme os projetos vão sendo contratados, os pesquisadores vão selecionando os alunos que atendem o necessário para cada projeto. A pessoa tem que ter as habilidades necessárias para desenvolver o projeto”, explica o diretor do Polo.

Contratações
A contratação tem fluxo contínuo; a empresa pode procurar o Polo de Inovação a qualquer momento apresentando a demanda tecnológica na área de competência. “Não há processo de seleção, se temos condições de atender à demanda da indústria, iniciamos a negociação em que definimos o escopo do projeto, prazo, custo e propriedade intelectual. Estando tudo de acordo, vamos para fase de contratação”, esclarece Sérgio.

O Polo de Inovação Tecnológica é o responsável pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa, entrando com a infraestrutura e capital humano. A EMBRAPII entra com recurso financeiro não reembolsável e a empresa entra, também, com contrapartida financeira. Em um projeto EMBRAPII a unidade compartilha os riscos e os custos do desafio, o polo atua na fase pré-competitiva das Pesquisa e Inovação, a fase de maior risco, conhecida como “vale da morte”. A unidade compartilha o risco, os custos e aumenta as oportunidades de sucesso, contribuindo para a inovação industrial e fortalecimento da indústria no Brasil

O início dos trabalhos da equipe do Polo se dá prospecção; nessa fase as demandas das empresas são ouvidas, para num segundo momento serem compartilhadas com os pesquisadores do Instituto Federal de São Paulo; depois, verifica-se se há interesse em atender à demanda. Após essa etapa, inicia-se a negociação e a construção do projeto em acordo com a empresa, definindo objetivos, prazos, custos e a propriedade da tecnologia desenvolvida. Após esse processo, ocorre a contratação e execução do projeto.
registrado em: